Olá pessoal,
Ultimamente, tornou-se claro para mim que muitas pessoas que desejam modificar seus rifles, principalmente jogadores novos, realmente não entendem toda a questão por trás da correspondência das proporções cilindro:cano. Isso é ruim, porque com uma proporção cilindro:cano ruim, você tem uma configuração ineficiente. Isso significa que você precisa de uma mola mais potente para a mesma fps, você está perdendo consistência tiro a tiro e, se sua proporção for muito alta, seu rifle também fará significativamente mais barulho.
Existem alguns guias por aí ou postagens que explicam aproximadamente a ideia por trás das proporções cilindro:cano, mas este guia tem como objetivo explicar totalmente tudo o que você precisa para tornar seu rifle ideal, juntamente com a teoria por trás disso. Usarei uma cor diferente para a teoria que você não precisa, para que possa pular se desejar.
A razão pela qual estou escrevendo esta postagem é ter uma espécie de compêndio contendo tudo o que você deve saber sobre este assunto. Dessa forma, posso simplesmente vincular as pessoas a este tópico no futuro, em vez de explicar a mesma coisa repetidamente :hehe:
Proporção cilindro:cano
A proporção cilindro:cano é uma proporção entre dois volumes, o volume do cilindro e o volume do cano. Você pega todo o volume no cilindro (todo o ar que está sendo comprimido) e o compara com o volume no cano (a área em que ele se expande atrás da bb). Se sua proporção fosse 1:1 e sua vedação de ar fosse perfeita (sem perda de ar), você acabaria com pressão zero atrás da bb no momento em que ela sai do cano. Intuitivamente, você pode dizer que é isso que você quer, mas isso está errado. Sua proporção cilindro:cano deve ser sempre maior. Geralmente algo como 2:1 ou até maior.
Para aqueles que estão se perguntando como medir o volume do cilindro, pegue o cilindro e meça o diâmetro (na parte interna). Em seguida, meça o comprimento (na parte interna) da parte traseira da cabeça do cilindro até a ponta frontal da cabeça do pistão com o pistão totalmente para trás. Se o seu cilindro tiver portas (o que não deveria, somos um fórum de snipers, todos aqui têm bb's pesados e deveriam estar usando cilindros cheios), meça o comprimento da cabeça do cilindro até a frente da porta. O volume é igual a (diâmetro/2)^2 * comprimento * pi.
O volume do cano é a mesma ideia, mas então você pega o diâmetro do cano (6 mm) e o comprimento do cano.
Então, qual é a melhor proporção cilindro:cano? Essa é uma pergunta que às vezes vejo ser feita, mas a resposta é que não existe. A proporção cilindro:cano ideal depende de muitos fatores, principalmente do peso da bb. A proporção cilindro:cano ideal depende (principalmente) da massa da sua bb.
[Existe um comprimento de cano ideal para cada configuração (dependendo do volume do cilindro, tamanho do furo, peso da bb, diâmetro da bb, potência da mola, vedação de ar, quantidade de hop aplicado e provavelmente alguns outros fatores). É realmente impossível calcular exatamente qual comprimento de cano você deve usar, assim como é impossível atingir 100% de eficiência. Há um ponto no caminho da bb dentro do cano onde a força atrás da bb (devido à pressão do ar) é igual à força total de arrasto que a bb está experimentando (nesse ponto). Este é o "ponto de eficiência máxima", e depende de todos esses fatores. Idealmente, para máxima eficiência e silêncio, seu cano deve parar ali. Este comprimento depende muito da massa da bb, porque uma bb mais leve acelerará mais rápido, perderá menos pressão e terá percorrido mais distância nesse meio tempo. No momento em que uma bb mais leve atinge o ponto de eficiência máxima, ela estará mais adiante no cano. Para uma bb mais pesada, o inverso é verdadeiro, ela acelerará mais lentamente e cobrirá menos distância em mais tempo, o que significa que o ponto de eficiência máxima é anterior à bb mais leve. Claro, a bb pesada perde mais pressão porque está dentro do cano por mais tempo, mas o faz em menos distância do que a bb mais leve, então o ar pressurizado é contido em um volume menor. De acordo com a lei universal dos gases, isso significa que a pressão final é maior. Com o mesmo comprimento de cano para ambas as bb's, a bb leve geralmente terá saído do cano antes do ponto de eficiência máxima. Para a bb pesada, isso às vezes também acontece, mas está mais próximo, então ela terá usado mais da energia que estava no cilindro.]
As bb's pesadas se beneficiam de um cano mais curto em comparação com as bb's leves com o mesmo cilindro. Em outras palavras, as bb's pesadas se beneficiam de uma alta proporção cilindro:cano.
Então, qual proporção cilindro:cano você deve usar para um determinado peso de bb? Novamente, depende de vários fatores. As bb's mais leves geralmente ficam com 2:1, enquanto as bb's mais pesadas podem chegar a 3:1. As bb's superpesadas de .66g podem ir ainda mais alto, mas não tenho experiência ou conhecimento sobre esse assunto. Se você estiver usando bb's de .66g, acho que sabe o que está fazendo, então não precisará deste guia.
Influência do tamanho do furo
Algumas pessoas gostam de instalar um cano de furo mais largo. A teoria por trás disso é que a bb anda sobre uma almofada de ar, o que significa menos solavancos em imperfeições do cano, uma trajetória de voo mais reta e mais consistência tiro a tiro. O debate sobre cano de furo apertado vs. largo ainda está em andamento, e não vou entrar nisso aqui, mas se você instalar um furo largo, isso tem um efeito na sua proporção cilindro:cano.
O volume do cano se torna marginalmente maior, mas esse não é o grande problema. O grande problema é que muito ar começa a escapar. Você precisará de mais ar ou de um cano mais curto, porque o tamanho do furo afeta a eficiência de uma proporção cilindro:cano. Um furo largo precisará de uma proporção cilindro:cano maior em comparação com um furo apertado.
[Basicamente, a proporção cilindro:cano deve ser uma proporção volume do cilindro:comprimento do cano:tamanho do furo. O volume do cano pode mudar de duas maneiras, alterando o comprimento ou o diâmetro. Mas, se o diâmetro mudar, o comprimento do caminho da bb dentro do cano não muda. O que muda é que muito mais ar é perdido porque há uma lacuna maior entre a bb e o cano. Um cano de 6,23 mm em comparação com um cano de 6,03 mm pode fazer uma grande diferença. Isso, é claro, não é uma mudança linear, mas vai exponencialmente porque um furo maior resulta em uma perda ainda maior de ar, simplesmente porque as leis da física não querem tornar as coisas fáceis. Portanto, é errado pensar em volume do cilindro:cano, você deve estar comparando o volume do cilindro ao comprimento do cano. Para a maioria dos furos apertados (6,01-6,05), os resultados serão aproximadamente os mesmos, mas se você começar a instalar um furo largo, verá uma diferença séria na eficiência da proporção cilindro:cano. Muito ar escapa, o que significa menos pressão atrás da bb, o que muda o ponto de eficiência máxima (como explicado anteriormente), que por sua vez muda a proporção cilindro:cano que você deve procurar para uma determinada massa de bb.]
Eu não tenho nenhum número aqui, mas se você instalar algo maior que 6,05, certifique-se de obter uma proporção cilindro:cano maior. Por exemplo, .3 maior.
Proporções cilindro:cano e "joule creep"
Você provavelmente já ouviu falar do fenômeno conhecido como "joule creep" em algum momento. Basicamente, significa que você cronometra uma arma em uma certa quantidade de energia na boca do cano (digamos, 1J), depois coloca massas diferentes (geralmente mais pesadas) de bb's nela, e a energia na boca do cano de repente aumenta! Você pode, por exemplo, estar atirando 1J com bb's de .2g e depois 1,5J com bb's de .4g.
A proporção cilindro:cano pode ser usada para explicar esse fenômeno. Como eu disse antes, as bb's pesadas se beneficiam de uma alta proporção cilindro:cano, enquanto o inverso é verdadeiro para as bb's leves. Quando você muda o peso da sua bb, você muda sua proporção cilindro:cano ideal. Sua proporção ideal pode se aproximar da sua proporção cilindro:cano real, o que significa mais eficiência. Mais energia é colocada na bb, resultando em um aumento da energia na boca do cano.
Um cenário comum é quando um rifle com uma alta proporção cilindro:cano é cronometrado com bb's de .2g. A proporção cilindro:cano pode ser 3:1 ou algo assim, o que não é muito adequado para bb's de .2g. Elas serão lançadas muito antes de terem usado mais energia. Quando você coloca bb's de .4g, essa proporção de 3:1 se torna muito mais favorável, levando a muito mais energia na boca do cano.
O tamanho do furo também tem influência aqui. Como as bb's mais pesadas ficam dentro do cano por mais tempo, mais ar escapará. Para evitar isso, você pode usar um cano de furo apertado. Uma alta proporção cilindro:cano com um furo apertado levará ao máximo "joule creep". Uma baixa proporção cilindro:cano com um furo largo provavelmente levará ao oposto de "joule creep", porque a maior parte do ar escapa e a bb realmente começa a desacelerar porque passou do seu ponto de eficiência máxima.]
Ajustando a proporção
Existem quatro maneiras principais de alterar sua proporção: alterar o comprimento do cano, o comprimento (efetivo) do cilindro (porting), alterar o comprimento do pistão ou usar um freio de ar. Todos eles melhoram a eficiência porque a quantidade correta de ar é fornecida ao cano e todos melhoram ligeiramente a precisão, mas a mecânica usada e os efeitos são diferentes:
-Alterar o comprimento do cano (mais fácil, preferido), melhor eficiência, então tração do ferrolho mais leve.
-Cilindro de porta, melhor aceleração e compressão, então tração do ferrolho mais leve.
-Instalar pistão longo, encurta o movimento do pistão, melhor aceleração e tração do ferrolho mais curta, mas não a mesma força de tração.
-Use freio de ar, menos ar para o cano para combiná-lo, o excesso de ar é usado para frear o pistão e diminuir o ruído.
A alteração do comprimento do cano é o método mais comum e preferido, pois é o mais fácil e fornece a tração do ferrolho mais leve, enquanto todos os outros métodos acabam colocando energia em qualquer lugar que não seja a bb :tup:
E se eu errar?
Se sua proporção cilindro:cano não for ideal, não entre em pânico, isso não é um desastre. Isso apenas significa que você não está operando com a máxima eficiência. Você está perdendo alguma consistência tiro a tiro, mas isso é marginal. Você provavelmente precisará de uma mola mais potente do que deveria precisar.
Se sua proporção for muito alta, você terá pressão atrás da bb quando ela sair do cano. Claro, isso significa que sua configuração não é muito eficiente, mas essa pressão atrás da bb quando ela sai do cano também leva a um som "bang" distinto, porque toda essa pressão é liberada. Assim, uma alta proporção cilindro:cano leva à perda de fps e ao aumento do ruído da boca do cano.
Se sua proporção for muito baixa, você não terá pressão suficiente atrás da bb e ela começará a desacelerar dentro do cano antes que possa sair. Isso também leva à instabilidade, o que significa que você perderá a consistência tiro a tiro. Seu rifle será mais silencioso, mas você deve evitar isso. Uma alta proporção cilindro:cano levará apenas a muito ruído, mas uma baixa proporção cilindro:cano pode estragar sua precisão também. Ambos levam à redução de fps.
Claro, quanto mais perto você chegar da sua proporção ideal, menos significativos esses fatores se tornam.
[Uma má proporção cilindro:cano sempre levará à redução da precisão. Com uma baixa proporção, sua bb ficará instável, perderá a "almofada de ar" (que ainda está muito presente em canos de furo apertado também!) e pode quicar no cano. Isso leva à redução da consistência e mais "fliers". Uma alta proporção significa que ainda há pressão atrás da bb quando ela sai do cano. Assim que ela sai, a pressão de repente vai para todos os lugares. Como isso nunca é consistente, você perderá consistência à medida que a bb é empurrada, o que, na verdade, é uma pequena explosão (também a fonte do som "bang"). Com uma proporção ideal, o fluxo de ar ao redor da bb tem a mesma velocidade da própria bb, então isso não acontece. Essas coisas só importam em construções de alta precisão, no entanto, você ainda pode obter uma precisão decente sem combinar as proporções cilindro:cano, mas como com tudo quando se trata de precisão de airsoft: consistência = precisão.]
Outros fatores
Alguns outros fatores também entram em jogo, mas eles não são tão importantes ou simplesmente não são previsíveis. Idealmente, você deve ter uma proporção volume do cilindro:comprimento do cano:tamanho do furo:massa da bb
otência da mola:eficiência da vedação de ar:diâmetro da bb, mas para simplificar, não vamos torná-lo tão complexo :hehe:
Uma coisa que você precisa ter em mente é que a vedação de ar é importante. Se você não tiver uma vedação de 100% (ou perto de 100%), a proporção ideal mudará. Se você não tiver uma vedação perfeita, sua proporção precisará ser maior porque mais ar escapará. Você também terá menos "joule creep".
Informações úteis
Mencionei uma "almofada de ar" duas vezes. Este não é realmente o mesmo assunto, mas eu deveria esclarecer como a bb viaja dentro do cano...
A bb é estabilizada por uma almofada de ar, ao redor do cano (a bb está centrada no meio) ou abaixo da bb (a bb é pressionada na parte superior do cano). Qual caso está realmente acontecendo é um assunto debatido, então não vou entrar nisso aqui. O que é importante é que a bb seja estabilizada por essa almofada de ar e a ausência dessa almofada de ar é ruim para a consistência de seus tiros. É por isso que um cano não deve ser muito longo.
Outro fator importante é a estabilização da bb dentro do cano. Leva algum comprimento (digamos, 100 mm, dependendo da fps) para a bb se estabilizar dentro do cano. Se o cano terminar antes que a bb seja estabilizada, isso terá maus efeitos na precisão. Mas se seu cano for tão curto, então algo estranho está acontecendo de qualquer maneira, então eu não me preocuparia muito com isso. Apenas não vá mais curto que 200 mm, use um pouco de bom senso :hehe:
Aqui você pode calcular sua proporção cilindro:cano:
AirsoftTech.dk - Calculadora para calcular, Velocidade, Taxa de Disparo, Conjuntos de Engrenagens, etc.
1tonne escreveu alguns ótimos guias, e há uma seção com proporções (& comprimentos de cano) para a plataforma VSR. Isso contém todas as proporções testadas por 1tonne e deve ser as proporções corretas (para massas de bb fornecidas), mas, claro, com a quantidade de fatores que entram em jogo, sua proporção ideal pode ser diferente.
http://www.airsoftsniperforum.com/41-vsr-rifles/6075-advanced-vsr-sniper-building-guide.html
E aqui está uma indicação aproximada de quais cilindros (AEG) você deve usar com quais comprimentos de cano. Tenha em mente que isso assume canos "normais", então sem furos apertados e bb's padrão. Se você colocar bb's mais pesadas, vai querer mudar sua proporção. Estes são para aproximadamente 2:1.
FA: Florida Airsoft - Tabela de Relação Volumétrica
Existe uma calculadora feita por HS5 (editada por Boesboes) que também pode calcular suas proporções cilindro:cano junto com algumas outras coisas (compensação de furo), embora eu não esteja ciente de quais cálculos ela usa, então não posso garantir sua precisão :hehe:
Se você quiser acesso a esta calculadora, deve enviar uma mensagem privada para BoesBoes, excluí o link a pedido dele.
Isenção de responsabilidade
Como todo mundo e algumas outras pessoas parecem afirmar que toda esta postagem é plágio e eu tenho recebido uma boa dose de ódio por isso, eu deveria adicionar isso. A maioria das coisas que descrevi aqui não foram inventadas por mim, aprendi-as com outras pessoas neste e em outros fóruns. Este é apenas um guia que explica como funciona e não é um artigo científico publicado por mim. Se alguma coisa, estou apenas compilando um monte de postagens para torná-lo mais fácil de ler e entender para pessoas novas. Alguém sugeriu que eu procurasse "plágio" no dicionário, e eu fiz. Plágio é usar o trabalho de outra pessoa e fingir que é seu. Estou usando o trabalho de outra pessoa em um sentido amplo, mas, novamente... não é todo mundo que está escrevendo postagens em fóruns? No entanto, não estou fingindo que é meu. Se alguém discordar de mim, seja homem e me diga o que está errado para que possamos resolver isso.
Saudações,
Reliku
Ultimamente, tornou-se claro para mim que muitas pessoas que desejam modificar seus rifles, principalmente jogadores novos, realmente não entendem toda a questão por trás da correspondência das proporções cilindro:cano. Isso é ruim, porque com uma proporção cilindro:cano ruim, você tem uma configuração ineficiente. Isso significa que você precisa de uma mola mais potente para a mesma fps, você está perdendo consistência tiro a tiro e, se sua proporção for muito alta, seu rifle também fará significativamente mais barulho.
Existem alguns guias por aí ou postagens que explicam aproximadamente a ideia por trás das proporções cilindro:cano, mas este guia tem como objetivo explicar totalmente tudo o que você precisa para tornar seu rifle ideal, juntamente com a teoria por trás disso. Usarei uma cor diferente para a teoria que você não precisa, para que possa pular se desejar.
A razão pela qual estou escrevendo esta postagem é ter uma espécie de compêndio contendo tudo o que você deve saber sobre este assunto. Dessa forma, posso simplesmente vincular as pessoas a este tópico no futuro, em vez de explicar a mesma coisa repetidamente :hehe:
Proporção cilindro:cano

A proporção cilindro:cano é uma proporção entre dois volumes, o volume do cilindro e o volume do cano. Você pega todo o volume no cilindro (todo o ar que está sendo comprimido) e o compara com o volume no cano (a área em que ele se expande atrás da bb). Se sua proporção fosse 1:1 e sua vedação de ar fosse perfeita (sem perda de ar), você acabaria com pressão zero atrás da bb no momento em que ela sai do cano. Intuitivamente, você pode dizer que é isso que você quer, mas isso está errado. Sua proporção cilindro:cano deve ser sempre maior. Geralmente algo como 2:1 ou até maior.
Para aqueles que estão se perguntando como medir o volume do cilindro, pegue o cilindro e meça o diâmetro (na parte interna). Em seguida, meça o comprimento (na parte interna) da parte traseira da cabeça do cilindro até a ponta frontal da cabeça do pistão com o pistão totalmente para trás. Se o seu cilindro tiver portas (o que não deveria, somos um fórum de snipers, todos aqui têm bb's pesados e deveriam estar usando cilindros cheios), meça o comprimento da cabeça do cilindro até a frente da porta. O volume é igual a (diâmetro/2)^2 * comprimento * pi.
O volume do cano é a mesma ideia, mas então você pega o diâmetro do cano (6 mm) e o comprimento do cano.
Então, qual é a melhor proporção cilindro:cano? Essa é uma pergunta que às vezes vejo ser feita, mas a resposta é que não existe. A proporção cilindro:cano ideal depende de muitos fatores, principalmente do peso da bb. A proporção cilindro:cano ideal depende (principalmente) da massa da sua bb.
[Existe um comprimento de cano ideal para cada configuração (dependendo do volume do cilindro, tamanho do furo, peso da bb, diâmetro da bb, potência da mola, vedação de ar, quantidade de hop aplicado e provavelmente alguns outros fatores). É realmente impossível calcular exatamente qual comprimento de cano você deve usar, assim como é impossível atingir 100% de eficiência. Há um ponto no caminho da bb dentro do cano onde a força atrás da bb (devido à pressão do ar) é igual à força total de arrasto que a bb está experimentando (nesse ponto). Este é o "ponto de eficiência máxima", e depende de todos esses fatores. Idealmente, para máxima eficiência e silêncio, seu cano deve parar ali. Este comprimento depende muito da massa da bb, porque uma bb mais leve acelerará mais rápido, perderá menos pressão e terá percorrido mais distância nesse meio tempo. No momento em que uma bb mais leve atinge o ponto de eficiência máxima, ela estará mais adiante no cano. Para uma bb mais pesada, o inverso é verdadeiro, ela acelerará mais lentamente e cobrirá menos distância em mais tempo, o que significa que o ponto de eficiência máxima é anterior à bb mais leve. Claro, a bb pesada perde mais pressão porque está dentro do cano por mais tempo, mas o faz em menos distância do que a bb mais leve, então o ar pressurizado é contido em um volume menor. De acordo com a lei universal dos gases, isso significa que a pressão final é maior. Com o mesmo comprimento de cano para ambas as bb's, a bb leve geralmente terá saído do cano antes do ponto de eficiência máxima. Para a bb pesada, isso às vezes também acontece, mas está mais próximo, então ela terá usado mais da energia que estava no cilindro.]
As bb's pesadas se beneficiam de um cano mais curto em comparação com as bb's leves com o mesmo cilindro. Em outras palavras, as bb's pesadas se beneficiam de uma alta proporção cilindro:cano.
Então, qual proporção cilindro:cano você deve usar para um determinado peso de bb? Novamente, depende de vários fatores. As bb's mais leves geralmente ficam com 2:1, enquanto as bb's mais pesadas podem chegar a 3:1. As bb's superpesadas de .66g podem ir ainda mais alto, mas não tenho experiência ou conhecimento sobre esse assunto. Se você estiver usando bb's de .66g, acho que sabe o que está fazendo, então não precisará deste guia.
Influência do tamanho do furo

Algumas pessoas gostam de instalar um cano de furo mais largo. A teoria por trás disso é que a bb anda sobre uma almofada de ar, o que significa menos solavancos em imperfeições do cano, uma trajetória de voo mais reta e mais consistência tiro a tiro. O debate sobre cano de furo apertado vs. largo ainda está em andamento, e não vou entrar nisso aqui, mas se você instalar um furo largo, isso tem um efeito na sua proporção cilindro:cano.
O volume do cano se torna marginalmente maior, mas esse não é o grande problema. O grande problema é que muito ar começa a escapar. Você precisará de mais ar ou de um cano mais curto, porque o tamanho do furo afeta a eficiência de uma proporção cilindro:cano. Um furo largo precisará de uma proporção cilindro:cano maior em comparação com um furo apertado.
[Basicamente, a proporção cilindro:cano deve ser uma proporção volume do cilindro:comprimento do cano:tamanho do furo. O volume do cano pode mudar de duas maneiras, alterando o comprimento ou o diâmetro. Mas, se o diâmetro mudar, o comprimento do caminho da bb dentro do cano não muda. O que muda é que muito mais ar é perdido porque há uma lacuna maior entre a bb e o cano. Um cano de 6,23 mm em comparação com um cano de 6,03 mm pode fazer uma grande diferença. Isso, é claro, não é uma mudança linear, mas vai exponencialmente porque um furo maior resulta em uma perda ainda maior de ar, simplesmente porque as leis da física não querem tornar as coisas fáceis. Portanto, é errado pensar em volume do cilindro:cano, você deve estar comparando o volume do cilindro ao comprimento do cano. Para a maioria dos furos apertados (6,01-6,05), os resultados serão aproximadamente os mesmos, mas se você começar a instalar um furo largo, verá uma diferença séria na eficiência da proporção cilindro:cano. Muito ar escapa, o que significa menos pressão atrás da bb, o que muda o ponto de eficiência máxima (como explicado anteriormente), que por sua vez muda a proporção cilindro:cano que você deve procurar para uma determinada massa de bb.]
Eu não tenho nenhum número aqui, mas se você instalar algo maior que 6,05, certifique-se de obter uma proporção cilindro:cano maior. Por exemplo, .3 maior.
Proporções cilindro:cano e "joule creep"

Você provavelmente já ouviu falar do fenômeno conhecido como "joule creep" em algum momento. Basicamente, significa que você cronometra uma arma em uma certa quantidade de energia na boca do cano (digamos, 1J), depois coloca massas diferentes (geralmente mais pesadas) de bb's nela, e a energia na boca do cano de repente aumenta! Você pode, por exemplo, estar atirando 1J com bb's de .2g e depois 1,5J com bb's de .4g.
A proporção cilindro:cano pode ser usada para explicar esse fenômeno. Como eu disse antes, as bb's pesadas se beneficiam de uma alta proporção cilindro:cano, enquanto o inverso é verdadeiro para as bb's leves. Quando você muda o peso da sua bb, você muda sua proporção cilindro:cano ideal. Sua proporção ideal pode se aproximar da sua proporção cilindro:cano real, o que significa mais eficiência. Mais energia é colocada na bb, resultando em um aumento da energia na boca do cano.
Um cenário comum é quando um rifle com uma alta proporção cilindro:cano é cronometrado com bb's de .2g. A proporção cilindro:cano pode ser 3:1 ou algo assim, o que não é muito adequado para bb's de .2g. Elas serão lançadas muito antes de terem usado mais energia. Quando você coloca bb's de .4g, essa proporção de 3:1 se torna muito mais favorável, levando a muito mais energia na boca do cano.
O tamanho do furo também tem influência aqui. Como as bb's mais pesadas ficam dentro do cano por mais tempo, mais ar escapará. Para evitar isso, você pode usar um cano de furo apertado. Uma alta proporção cilindro:cano com um furo apertado levará ao máximo "joule creep". Uma baixa proporção cilindro:cano com um furo largo provavelmente levará ao oposto de "joule creep", porque a maior parte do ar escapa e a bb realmente começa a desacelerar porque passou do seu ponto de eficiência máxima.]
Ajustando a proporção
Existem quatro maneiras principais de alterar sua proporção: alterar o comprimento do cano, o comprimento (efetivo) do cilindro (porting), alterar o comprimento do pistão ou usar um freio de ar. Todos eles melhoram a eficiência porque a quantidade correta de ar é fornecida ao cano e todos melhoram ligeiramente a precisão, mas a mecânica usada e os efeitos são diferentes:
-Alterar o comprimento do cano (mais fácil, preferido), melhor eficiência, então tração do ferrolho mais leve.
-Cilindro de porta, melhor aceleração e compressão, então tração do ferrolho mais leve.
-Instalar pistão longo, encurta o movimento do pistão, melhor aceleração e tração do ferrolho mais curta, mas não a mesma força de tração.
-Use freio de ar, menos ar para o cano para combiná-lo, o excesso de ar é usado para frear o pistão e diminuir o ruído.
A alteração do comprimento do cano é o método mais comum e preferido, pois é o mais fácil e fornece a tração do ferrolho mais leve, enquanto todos os outros métodos acabam colocando energia em qualquer lugar que não seja a bb :tup:
E se eu errar?
Se sua proporção cilindro:cano não for ideal, não entre em pânico, isso não é um desastre. Isso apenas significa que você não está operando com a máxima eficiência. Você está perdendo alguma consistência tiro a tiro, mas isso é marginal. Você provavelmente precisará de uma mola mais potente do que deveria precisar.
Se sua proporção for muito alta, você terá pressão atrás da bb quando ela sair do cano. Claro, isso significa que sua configuração não é muito eficiente, mas essa pressão atrás da bb quando ela sai do cano também leva a um som "bang" distinto, porque toda essa pressão é liberada. Assim, uma alta proporção cilindro:cano leva à perda de fps e ao aumento do ruído da boca do cano.
Se sua proporção for muito baixa, você não terá pressão suficiente atrás da bb e ela começará a desacelerar dentro do cano antes que possa sair. Isso também leva à instabilidade, o que significa que você perderá a consistência tiro a tiro. Seu rifle será mais silencioso, mas você deve evitar isso. Uma alta proporção cilindro:cano levará apenas a muito ruído, mas uma baixa proporção cilindro:cano pode estragar sua precisão também. Ambos levam à redução de fps.
Claro, quanto mais perto você chegar da sua proporção ideal, menos significativos esses fatores se tornam.
[Uma má proporção cilindro:cano sempre levará à redução da precisão. Com uma baixa proporção, sua bb ficará instável, perderá a "almofada de ar" (que ainda está muito presente em canos de furo apertado também!) e pode quicar no cano. Isso leva à redução da consistência e mais "fliers". Uma alta proporção significa que ainda há pressão atrás da bb quando ela sai do cano. Assim que ela sai, a pressão de repente vai para todos os lugares. Como isso nunca é consistente, você perderá consistência à medida que a bb é empurrada, o que, na verdade, é uma pequena explosão (também a fonte do som "bang"). Com uma proporção ideal, o fluxo de ar ao redor da bb tem a mesma velocidade da própria bb, então isso não acontece. Essas coisas só importam em construções de alta precisão, no entanto, você ainda pode obter uma precisão decente sem combinar as proporções cilindro:cano, mas como com tudo quando se trata de precisão de airsoft: consistência = precisão.]
Outros fatores
Alguns outros fatores também entram em jogo, mas eles não são tão importantes ou simplesmente não são previsíveis. Idealmente, você deve ter uma proporção volume do cilindro:comprimento do cano:tamanho do furo:massa da bb
Uma coisa que você precisa ter em mente é que a vedação de ar é importante. Se você não tiver uma vedação de 100% (ou perto de 100%), a proporção ideal mudará. Se você não tiver uma vedação perfeita, sua proporção precisará ser maior porque mais ar escapará. Você também terá menos "joule creep".
Informações úteis
Mencionei uma "almofada de ar" duas vezes. Este não é realmente o mesmo assunto, mas eu deveria esclarecer como a bb viaja dentro do cano...
A bb é estabilizada por uma almofada de ar, ao redor do cano (a bb está centrada no meio) ou abaixo da bb (a bb é pressionada na parte superior do cano). Qual caso está realmente acontecendo é um assunto debatido, então não vou entrar nisso aqui. O que é importante é que a bb seja estabilizada por essa almofada de ar e a ausência dessa almofada de ar é ruim para a consistência de seus tiros. É por isso que um cano não deve ser muito longo.
Outro fator importante é a estabilização da bb dentro do cano. Leva algum comprimento (digamos, 100 mm, dependendo da fps) para a bb se estabilizar dentro do cano. Se o cano terminar antes que a bb seja estabilizada, isso terá maus efeitos na precisão. Mas se seu cano for tão curto, então algo estranho está acontecendo de qualquer maneira, então eu não me preocuparia muito com isso. Apenas não vá mais curto que 200 mm, use um pouco de bom senso :hehe:
Aqui você pode calcular sua proporção cilindro:cano:
AirsoftTech.dk - Calculadora para calcular, Velocidade, Taxa de Disparo, Conjuntos de Engrenagens, etc.
1tonne escreveu alguns ótimos guias, e há uma seção com proporções (& comprimentos de cano) para a plataforma VSR. Isso contém todas as proporções testadas por 1tonne e deve ser as proporções corretas (para massas de bb fornecidas), mas, claro, com a quantidade de fatores que entram em jogo, sua proporção ideal pode ser diferente.
http://www.airsoftsniperforum.com/41-vsr-rifles/6075-advanced-vsr-sniper-building-guide.html
E aqui está uma indicação aproximada de quais cilindros (AEG) você deve usar com quais comprimentos de cano. Tenha em mente que isso assume canos "normais", então sem furos apertados e bb's padrão. Se você colocar bb's mais pesadas, vai querer mudar sua proporção. Estes são para aproximadamente 2:1.
FA: Florida Airsoft - Tabela de Relação Volumétrica
Existe uma calculadora feita por HS5 (editada por Boesboes) que também pode calcular suas proporções cilindro:cano junto com algumas outras coisas (compensação de furo), embora eu não esteja ciente de quais cálculos ela usa, então não posso garantir sua precisão :hehe:
Se você quiser acesso a esta calculadora, deve enviar uma mensagem privada para BoesBoes, excluí o link a pedido dele.
Isenção de responsabilidade
Como todo mundo e algumas outras pessoas parecem afirmar que toda esta postagem é plágio e eu tenho recebido uma boa dose de ódio por isso, eu deveria adicionar isso. A maioria das coisas que descrevi aqui não foram inventadas por mim, aprendi-as com outras pessoas neste e em outros fóruns. Este é apenas um guia que explica como funciona e não é um artigo científico publicado por mim. Se alguma coisa, estou apenas compilando um monte de postagens para torná-lo mais fácil de ler e entender para pessoas novas. Alguém sugeriu que eu procurasse "plágio" no dicionário, e eu fiz. Plágio é usar o trabalho de outra pessoa e fingir que é seu. Estou usando o trabalho de outra pessoa em um sentido amplo, mas, novamente... não é todo mundo que está escrevendo postagens em fóruns? No entanto, não estou fingindo que é meu. Se alguém discordar de mim, seja homem e me diga o que está errado para que possamos resolver isso.
Saudações,
Reliku